Terraço Verde

Terraço Verde

Curitiba

O Terraço Verde é um movimento que articula produtos e serviços ligados à sustentabilidade urbana, fomenta sua replicação e fortalece a economia verde. Estamos em Curitiba, transformando uma área ociosa em um local para desenvolver tecnologias sustentáveis e educação.

Contato

Telefones: (41) 99221-1909 /

Endereço: Rua Itupava, 1299 - cj 312

Site: www.terracoverde.eco.br

E-mails: terracoverdecuritiba@gmail.com

Descrição

O Terraço Verde processa atualmente 400 kg de resíduos por mês por meio de três tecnologias de compostagem e um biodigestor. Os resíduos são armazenados em potes reaproveitados de óleo e bombonas dos escritórios e restaurantes e inseridos em uma composteira anaeróbica com capacidade para 400 litros de resíduo que opera por meio de duas câmaras separadas: enquanto uma fica fechada processando o resíduo, a outra recebe o novo resíduo. O ciclo de cada câmara leva cerca de 30 dias, sendo que parte vai sendo depositada nas composteiras minhocários. Outra parte do resíduo é processada em um biodigestor, que produz entre 5 e 10 litros de biofertilizante diariamente. Também utilizamos micro-organismos eficientes produzidos em solo de floresta para acelerar o processo.

Objetivos

Plantar economia verde, regar com suporte a conhecimentos e técnicas ligadas à sustentabilidade e colher novos modelos de sociedade sem sair das cidades. O Terraço Verde integra tecnologias sustentáveis ao alcance de todos, é um laboratório de agroecologia urbana, aberto à visitação e disposto a ensinar novas práticas ao mundo.

Público-alvo

População Urbana

Resultados

Todas as ações do Terraço Verde aconteceram por meio de cursos e oficinas, com o cuidado de preservar e multiplicar o conhecimento produzido. Cada processo tem sido documentado, permitindo a replicação das tecnologias verdes. Por meio de muitas mãos, conquistamos:
– jardim Agroecológico de 50 m2;
– preservação de sementes crioulas;
– redução de ilhas de calor;
– processamento de mais de 400 kg de resíduos por mês;
– redução da vazão de água de chuva;
– produção de alimentos em horta automatizada controlada por celular;
– produção de mais de 100 litros de biofertilizante por mês;
– ações comunitárias;
– geração de negócios.