Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA)

Associação Comunitária CSA Brasil

Iniciativas diversas por todo o Brasil e pelo mundo

A CSA (Comunidade que Sustentam a Agricultura) é um movimento mundial organizado pela sociedade civil que apresenta uma prática de sucesso para um desenvolvimento agrário sustentável e o escoamento de produtos orgânicos de uma forma direta ao consumidor, criando uma relação próxima entre quem produz e quem consome os produtos.

Um modelo de trabalho conjunto entre produtores de alimentos orgânicos e consumidores: um grupo fixo de consumidores se compromete por um ano (em geral) a cobrir o orçamento anual da produção agrícola. Em contrapartida, os consumidores recebem os alimentos produzidos pelo sítio ou fazenda sem outros custos adicionais. Desta forma, o produtor, sem a pressão do mercado e do preço, pode se dedicar de forma livre a sua produção. E os consumidores recebem produtos de qualidade, sabendo quem os produz e aonde são produzidos.

Contato

Site: http://www.csabrasil.org/

E-mails: contato@csabrasil.org

Descrição

Uma CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura oferece uma nova forma de economia em uma atuação conjunta com agricultores ativos e agricultores passivos para a produção de alimentos. Uma nova forma que oferece vantagens para a terra, plantas, animais e o ser humano. Nos últimos anos, o conceito da CSA despertou grande interesse nos âmbitos de desenvolvimento regional, alimento e agricultura orgânica. Em 2011, no Fórum Mundial de Porto Alegre, o conceito da CSA foi apresentado como um dos favoritos com grande potencial de futuro.

A CSA BRASIL começou o seu trabalho no ano de 2011 com a meta de proteger as pequenas estruturas agrícolas através da formação de sítios da CSA em diferentes localidades e para contribuir de forma efetiva com a melhora da situação alimentar de crianças e adultos. No Brasil, existem hoje projetos em vários Estados.

Desde 2011, o CSA coloca seu primeiro modelo de CSA como um exemplo prático. Na formação de 4 dias, os agricultores interessados e consumidores ativos podem estudar todos os passos para a criação de uma agricultura coletiva. Ao lado de uma orientação prática no campo, todas as tarefas administrativas são transmitidas. Nesta formação, as seguintes questões estão em primeiro plano: 1. Como criar um CSA, o que é CSA?; 2. Quantas pessoas nós precisamos para começar um CSA?; 3. Qual o tamanho da área necessária?; 4. Como planejar a diversidade no campo?; 5. Como calcular os custos do projeto?

Cada CSA estabelece as suas regras de funcionamento: valor da contribuição, os alimentos que vão na cesta. Tudo é combinado caso a caso e impulsionado pelos princípios comuns: apoio mútuo, apreço, diversificação do cultivo, aceitação dos alimentos de época, relações de amizade, gestão compartilhada, distribuição independente, aprendizagem mútua, estabilidade, manutenção do tamanho apropriado e fortalecimento da economia local.

A agricultura familiar está ameaçada de desaparecer. A CSA garante essa forma de agricultura e cria uma entrada para pessoas da cidade para o campo. Crianças e jovens ganham em especial nesta interação. Assim surge a cooperação entre fazendas CSA e escolas, professores e pais. Essa cooperação reflete em especial na saúde das famílias e melhora a alimentação de adultos e crianças. A criação do CSA BRASIL foi apoiada pelo Ministério da Agricultura. Além disso, também é apoiado por doações e taxas de associação. O CSA BRASIL é representado na rede Urgenci internacional.

Objetivos

O objetivo da CSA é, ao contrário de uma monocultura, desenvolver uma diversidade na agricultura na qual as fazendas e seus trabalhadores tenham garantida uma renda equilibrada, sólida e sejam apoiados no processo de transição para uma agricultura ecológica. É trazer melhoria de vida para quem planta, alimentos saudáveis para quem compra, aproximação entre produtores e consumidores, valorização da produção local e respeito ao meio ambiente.

Público-alvo

Produtores e consumidores

Resultados

As comunidades que sustentam a agricultura começaram a ganhar força no Brasil na última década. Hoje são mais de cem em todo o Brasil.

– Atualmente, 400 famílias participantes apoiam as famílias produtoras.

– Diferentes modelos estão na fase de reestruturação: de convencionais para ecológicos e transformação de um modelo de comércio convencional para coletivo.

– As iniciativas estão se propagando e hoje o CSA orienta iniciativas no Brasil inteiro.

– Um primeiro projeto com uma comunidade indígena está em andamento e deve reviver sua cultura e integração.