https://www.facebook.com/567813709992695/videos/2771693346419764

Projeto Tapajós Solar

Movimento Tapajós Vivo

O Projeto Tapajós Solar é coordenado e executado pelo Movimento Tapajós Vivo em parceria com o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental que objetiva o incentivo do uso das energias renováveis com a instalação de sistemas fotovoltaicos em espaços coletivos de organizações parceiras na luta pela vida do rio Tapajós e a soberania dos seus povos. O projeto tem apoio da Misereor e da Cáritas Brasileira.

Contato

Site: https://tapajosvivo.blogspot.com/

E-mails:

Descrição

O Projeto Tapajós Solar é uma das diversas ações desenvolvidas pelo Movimento Tapajós Vivo em defesa do território e do meio ambiente, que consiste na implantação de sistemas fotovoltaicos, apresentando assim, uma alternativa de energia limpa e sustentável para salvar o rio Tapajós e manter a soberania das populações tradicionais. Desde o ano de 2019, o projeto segue instalando o sistema de energia solar em várias entidades e instituições sociais que lutam em defesa do território. Além disso, são desenvolvidas diversas atividades pedagógicas e oficinas como forma de sensibilizar as entidades do município de Santarém e Belterra (áreas urbanas e rurais) contempladas com as unidades do Projeto.

Objetivos

Um dos objetivos do Projeto é manter a sociedade local sensibilizada sobre o potencial da energia solar e também fazer com que os atores locais sejam capacitados para o domínio das tecnologias de energia solar.

Resultados

Desde o ano de 2019, o projeto desenvolve atividades pedagógicas nas entidades contempladas com as unidades fotovoltaicas, tanto do município de Santarém e Belterra. Cerca de 15 espaços coletivos e organizações receberam os sistemas fotovoltaicos.