Cuidando das Águas

Sapiência Ambiental

Zona Rural Sul do município de São Paulo

Com o propósito de colaborar para o tratamento de esgotos e prevenir a poluição dos rios, lençóis freáticos e áreas de preservação ambiental, o projeto Cuidando das Águas tem implementado sistemas de saneamento ecológicos em sítios de agricultores da zona rural sul de são Paulo.

Contato

Telefones: (11) 95156-8727 /

Site: https://www.facebook.com/sapienciaambiental

E-mails: sapienciaambiental@gmail.com

Descrição

O projeto se inicia com a visita à propriedade, a fim de dialogar com o agricultor, mapear o terreno e descobrir possíveis soluções para o esgoto. A intenção não é apenas implementar o sistema de tratamento, mas fazê-lo de forma pedagógica, envolvendo os produtores e vizinhos – formando uma espécie de mutirão.

O sistema de saneamento ecológico é composto por três módulos (caixas d’água): dois biodigestores anaeróbios e um biofiltro. Assim que a descarga do vaso sanitário é acionada, os efluentes são levados para a primeira parte do sistema através de uma ligação direta de canos. Os dejetos ficam armazenados por um determinado período no local, onde passam pelo processo de biodigestão, realizada por meio de uma mistura de esterco de boi e água, na qual as bactérias presentes nessa combinação são capazes de decompor as existentes nos dejetos humanos. Quando a primeira caixa começa a encher, o líquido transborda para a segunda etapa, a fim de receber novo processo de purificação. Na última etapa, o composto chega até um biofiltro, constituído por uma camada de telhas, bambus ou pedras grandes, seguida de uma camada de pedras menores, e por plantas, como taioba, gengibre e helicônia, que conseguem remover os poluentes do esgoto – um método conhecido como fitorremediação.

Mais limpa, a água pode ser despejada na mata sem causar danos ambientais ou usada para irrigação de frutas. Foi o que fez Emerson Xavier, produtor atendido pelo Projeto Ligue os Pontos, que foi um dos cinco contemplados pelo tratamento. Ele, que conheceu o sistema no Paraná, destacou os seus benefícios, uma vez que antes o esgoto era descartado diretamente no solo em sua propriedade. “Se bem cuidado, o sistema tem durabilidade de 25 anos. A água serve até para adubação de frutíferas, como limão galego e limão taiti”.

Objetivos

O objetivo do projeto “Cuidando das Águas” é implantar sistemas de saneamento ecológico para contribuir na minimização do déficit de esgotamento sanitário, neste caso existente no cinturão verde, região sul rural da cidade de São Paulo. Junto com a implementação do sistema, tem-se o objetivo de promover trabalhos de educação ambiental, envolvendo as famílias beneficiadas no processo, e realizar a implementação das tecnologias por meio de mutirões, baseando-se na ideia de “canteiro-escola”, propiciando assim a formação de agentes replicadores.

Público-alvo

Agricultores e agricultoras orgânicos, aldeias indígenas

Resultados

Em 2019 e 2020, foram construídos 16 sistemas de tratamento de esgoto, mais de 350 pessoas atendidas e 5 milhões de litros de esgoto tratados em sítios de agricultores orgânicos da zona rural sul de São Paulo, nos distritos de Parelheiros e Marsilac, além da realização de trabalhos de educação ambiental envolvendo as famílias beneficiadas e mutirões, baseando-se na ideia de “canteiro-escola”, propiciando a formação de agentes replicadores.