Há algo mais que o mercado

Fundación Vertiente de Vida

Santo Domingo de los Tsachila

Famílias camponesas da comuna de San Gabriel del Baba através de muitas reuniões e trocas de experiências se convenceram da agroecologia. Atualmente, suas fazendas são totalmente agroecológicas e as pessoas são promotoras da causa agroecológica. Eles alcançaram canais de marketing alternativo, mas ainda dependem de pequenos consumidores conscientes. Mesmo com este problema de mercado, as famílias não mudaram sua convicção. O mercado e a parte econômica não é o mais importante.

Confira mais informações sobre esta prática no Almanaque do Futuro: bit.ly/2KtCB9j

Contato

E-mails:

Descrição

Em San Gabriel del Baba, na área rural da cidade de Santo Domingo del lo Tsachila, localizado a setecentos metros acima do nível do mar na estrada de Quito à Costa Pacífica no Equador, o número de pessoas e famílias rurais, que têm sido formadas na agricultura agroecológica cresce exponencialmente nesta região. Grande parte da formação deles tem sido trocas e visitas grupais, comparando, analisando e compartilhando experiências, envolvendo as pessoas a partir de observações participativas, onde as famílias dão e recebem conselhos. As família percorreram um longo caminho na processo de reordenação da distribuição do espaço de acordo com a cultura e área de exploração. Algumas fazendas agora tem uma fossa séptica e as novas plantações de café têm um bom desenvolvimento graças ao fertilizante à base de biol e bocaschi. As árvores frutíferas fazem barreiras vivas. Há minhocultura e o lixiviado da compositeira serve como o restolho das plantas para a cobertura do solo, ajudando na retenção de umidade e no desenvolvimento de microorganismos no solo. As famílias compartilham a convicção de gerenciar as fazendas com um conceito agroecológico. O processo de formação é organizado pela Fundación Vertiente de Vida e apoiado por Pan para o Mundo começou há 8 anos. Existem várias pessoas que foram formadas, mas, vendo a pouca reciprocidade do mercado em face da produção agroecológica, se desencorajaram e voltaram para uma agricultura convencional, com fertilizantes, fungicidas e inseticidas químicos. O grupo de famílias que produzem de forma agroecológica se organizou e atualmente tem com 25 produtores e produtores ativos. Há consciência de seus membros da importância de tornar o consumidor mais consciente e abrir mais mercado Há também novas ideias: existe o projeto, já avançado construir uma planta orgânica de processamento de farinha de banana e de se aventurar no agroeconomismo.

Objetivos

Formar e organizar famílias camponesas a partir da produção agroecológica e o consumo consciente.

Público-alvo

Famílias camponesas

Resultados

As famílias pensam que é necessário convencer os consumidores das suas preferências em relação a alimentos saudáveis ​​e sem agroquímicos. Foi obtida uma autorização do gabinete do prefeito em a cidade de Santo Domingo que elas constituam uma banca fixa aos sábados em uma feira agroecológica, e nas sextas-feiras as “famílias agroecológicas” podem vender em uma feira mista, onde há vendas de produtos produtos agroecológicos próximos aos produtos convencionais. Eles também viajam com seus produtos para feiras mais distantes como a feira agroecológica em Cayambe no Província de Imbabura. A venda em feiras onde há uma garantia agroecológica é favorável para as famílias produtores. É um sistema de garantia e certificação participativa. Isso ajuda a economizar os altos custos de uma garantia certificada por uma empresa certificador, mas serve como uma garantia para o consumidor na compra de alimentos orgânicos. A venda direta por feiras é atraente para as famílias: venda de laranjas orgânicas na feira garante às famílias três vezes o preço pago por um intermediário na fazenda. Para amortizar o custo do frete, as famílias freqüentemente se encontram para aproveitar o máximo o transporte. O que não é vendido durante a feira é trocado no final da feira com os produtores ecológicos presentes. A assistência de produtores orgânicos de diferentes pisos climáticos em uma feira deu boas resultados que permitem ao consumidor uma gama diversificada de produtos agrícolas. O grupo, motivado pela seção regional do Ministério da Agricultura, começou também com a entrega e venda de cestas agroecológicas. O grupo está satisfeito com o que alcançou em torno da comercialização, mas ao mesmo tempo observa inconsistências nas políticas públicas em relação ao pequeno produtor: mais e mais requisitos em termos de registros de saúde, patentes e outros entraves. O discurso oficial sobre Pachamama (Mãe Terra), comida saudável e preferência para o pequeno produtor, muitas vezes entra em uma contradição aberta com as políticas públicas, que aparentemente servem mais a realidade da agroindústria, cadeias de supermercados e transnacionais de sementes transgênicas e agroquímicos. Para estas famílias, é urgente corrigir essas incongruências, denunciadas por pequenos produtores em todos os lugares.