Produzir com a floresta

Instituto para el Hombre, Agricultura y Ecología (IPHAE)

Riberalta

A gestão de parcelas com sistemas agroflorestais exige convicção e um contínuo trabalho de cuidados. A situação em que os pioneiros produtores de sistemas agroflorestais amazônicos vivem atualmente demonstra que eles vivem bem, produzindo com a floresta e sem a necessidade de continuar a queimar vegetação. Mas esses casos, caracterizados por uma visão clara da gestão e coexistência sustentáveis, ainda são minoria diante das maiorias, que trabalham com lógicas de curto prazo.

Confira mais informações sobre esta prática no Almanaque do Futuro: bit.ly/2Key8Il

Contato

E-mails:

Descrição

O manejo florestal com sistemas agroflorestais é rentável, em termos econômicos, bem como amigável em termos ambientais e sociais, desde que exista um mercado para os produtos. A castanha é um dos pilares da economia regional da Amazônia, mas  no início do projeto não havia mercado ou infraestrutura para o processamento de cupuaçu e outras frutas de palmeira, como açaí e majo. A ONG IPHAE (Instituto para o Homem, Agricultura e Ecologia) assessora os produtores nas comunidades camponesas e indígenas da província de Vaca Diez e do departamento de Pando, propôs em 2003 a ideia de formar a APPAA (Associação dos Produtoras e Produtores Agroflorestais da Amazônia) que reúne os pioneiros agroflorestais da província. Logo depois, nasceu uma segunda associação APAE (Associação de Produtores Agroflorestais Ecológicos), que reúne os produtores de Pando. As duas organizações, apoiadas pelo IPHAE, criaram a Empresa Procesadora y Comercializadora Madre Tierra Amazonia S.R.L. A empresa, com sede em Riberalta, processa várias frutas de sistemas agroflorestais amazônicos (açaí, majo, tamarindo), mas principalmente cupuaçu, e atinge um volume de até 10 toneladas de matéria-prima por colheita, despachando a polpa refrigerada para suco para mercados locais em Riberalta , regional (Guayaramerin, Trinidad) e as principais cidades do país (La Paz, Santa Cruz, Cochabamba).

Objetivos

Integrar as organizações de mercado de pequenos produtores agroextrativistas, mediante a prestação de assistência técnica e treinamento, informação e promoção para comercialização.

Público-alvo

Comunidades rurais, agricultores, produtores, extrativistas

Resultados

Os membros das associações e da empresa indicam que o cupuaçu tornou-se um item economicamente importante e complementar à colheita de castanha. A proposta de trabalho que o IPHAE vem desenvolvendo, em muitos casos através da Madre Tierra Amazonía SRL, baseou-se no uso e agregação de valor aos produtos naturais ainda disponíveis para as comunidades rurais e as implementadas pelas famílias produtoras. A experiência dos agricultores, criando acesso a mercados de produtos sustentáveis, mostrou que o grande desafio na região amazônica para acessar mercados apropriados e, assim, gerar emprego e renda para produtores organizados, é tanto a falta de formação de recursos humanos como a promoção de produtos sustentáveis ​​da Amazônia.