Frutos da Agrofloresta

Cooperafloresta

Barra do Turvo (SP), Adrianópolis, Bocaiúva do Sul e Morretes (PR)

O Projeto Frutos da Agrofloresta, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, apoiou famílias agricultoras em comunidades quilombolas e assentamentos de reforma agrária para a geração de renda através do processamento e comercialização da produção agroflorestal.

Contato

Telefones: (15) 3577-1460 /

Endereço: Estrada SP 552/230, Km 29,5 s/n - Bela Vista - Barra do Turvo (SP)

Site: http://www.cooperafloresta.com/

E-mails: cooperafloresta@gmail.com

Descrição

– Amplo processo de formação em práticas tecnicamente adequadas, na produção, transporte, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização da produção agroflorestal, visando garantir a manutenção de excelentes qualidade sanitárias, nutricionais e terapêuticas dos alimentos.

– Formação para qualificar o controle e a capacidade administrativa da Cooperafloresta e de agricultores/as agroflorestais do litoral do Paraná, fortalecendo a gestão participativa de suas organizações.

– Aquisição de equipamentos e insumos para aumentar a produtividade, diminuir custos, melhorar a apresentação e preservar as qualidades nutricionais e terapêuticas dos alimentos processados na agroindústria da Cooperafloresta.

– Assessoria técnica qualificada ao processamento e comercialização da produção agroflorestal.

– Viabilização de equipamento para processamento de produtos agroflorestais em uma agroindústria comunitária de famílias agricultoras em Morretes (PR).

Objetivos

Ampliar a oferta de alimentos saudáveis e saborosos e, ao mesmo tempo, contribuir para o fortalecimento das iniciativas agroecológicas da agricultura familiar e para a recuperação e conservação dos recursos naturais.

Público-alvo

Agricultores agroflorestais e consumidores

Resultados

No âmbito do projeto, foi criada a marca “Fruto da Vida” para os produtos que são agroflorestais, orgânicos, ecológicos e certificados. Em dezembro de 2014, foi inaugurada a Agroindústria da Cooperafloresta em um evento festivo com a presença de agricultores, representante da Petrobras Socioambiental, autoridades e população da cidade de Barra do Turvo. A estruturação desta agroindústria é um sonho antigo, que recebeu o apoio de muitas pessoas e instituições, em especial o apoio da Petrobras Socioambiental. Entre as realizações do projeto, foram imprimidas várias publicações: folhetos para o consumidor, catálogo para revendedores, boletim e folder.

Imagens

Arquivos