Semiárido Solar

Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social - Cáritas Brasileira

Patos, Pombal e Sousa

Por meio de incidência política – participação em eventos e articulação com gestores municipais -, instalação de unidades de tecnologias solares e demonstração e capacitação, o projeto busca fortalecer alternativas em áreas vulneráveis aos efeitos negativos das mudanças climáticas no semiárido paraibano.

Contato

Telefones: (81) 99964-4366 /

Site: http://www.semiaridosolar.eco.br/

E-mails: contato@semiaridosolar.eco.br
heitorscalambrini@gmail.com

Descrição

O projeto “Fortalecimento de Alternativas em Áreas Vulneráveis aos Efeitos Negativos das Mudanças Climáticas no Semiárido Paraibano”, cujo nome fantasia é Semiárido Solar, tem três eixos básicos de ação:

1) Incidência Política – no qual se busca analisar a legislação existente com relação as energias renováveis nos estados nordestinos. Levando em conta a participação do poder local dos municípios, um trabalho junto a prefeitura, câmara de vereadores e a sociedade organizada está sendo realizado no sentido do envolvimento local na temática das mudanças climáticas e o uso de fontes renováveis de energia, em particular, a energia solar;

2) Instalação de Unidades – a instalação de unidades demonstrativas em áreas rurais e urbanas tem o objetivo de mostrar a importância das tecnologias sociais no enfrentamento das mudanças climáticas. Tecnologias solares para eletrificação de cercas para contenção de bovinos, caprinos e ovinos, bombeamento de água, iluminação pública, eletricidade solar conectada à rede de distribuição são algumas das tecnologias fotovoltaicas utilizadas no projeto, além da implantação de fogões eficientes e biodigestores;

3) Demonstração e Capacitação – a capacitação com oficinas, cursos de extensão e seminários buscam atender à demanda de diferentes públicos ao longo do projeto.

Com duração prevista de 30 meses a partir de 1 de janeiro de 2016 e atuação em três municípios do alto sertão paraibano – Patos, Pombal e Sousa -, o projeto tem como realizadores a Caritas brasileira (www.caritas.org.br) e o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (www.fmclimaticas.org.br); e apoio da Misereor (www.misereor.org), e do Comitê de Energias Renováveis do Semiárido – CERSA (www.cersa.org.br).

O Projeto foi celebrado entre a Katholische Zentralstelle fUr Entwicklungshilfe e.V. (Misereor) e a Caritas Brasileira Nacional. Misereor é uma instituição fundada pela Igreja Católica da Alemanha que apoia projetos de desenvolvimento realizados por entidades eclesiais, organizações não governamentais, cooperativas e organizações de base na América Latina, África e Ásia.

Objetivos

Fortalecer alternativas em áreas vulneráveis aos efeitos negativos das mudanças climáticas no semiárido paraibano.

Público-alvo

População do semiárido

Resultados

Diversos resultados referentes à incidência política já foram alcançados pelo projeto, como a participação de integrantes no VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental (Nov/16), no Seminário Nacional do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS) (Out/16), no I SENERGIA do Semiárido (Set/16) e no II Fórum do Semiárido de Energia Solar (Abr/16), além de articulações diversas com os gestores dos municípios.

Em novembro de 2016,  foram entregues materiais/equipamentos para ficarem estocados nos municípios até que o grupo técnico do projeto inicie o processo de instalação das unidades demonstrativas nos municípios abrangidos pelo projeto Semiárido Solar em áreas urbanas e rurais.