Selo Origens Brasil

Imaflora - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

Território do Xingu e da Calha Norte

Desenvolvido pelo IMAFLORA – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola e pelo ISA – Instituto Socioambiental, o Selo Origens Brasil®, lançado em 2016, é um sistema de garantia que assegura a rastreabilidade da produção e relações comerciais éticas por meio de uma plataforma tecnológica de gestão da informação. Esta plataforma permite um controle interativo das informações das cadeias produtivas do território (produção, comercialização e indicadores de impacto).

Contato

Telefones: (19) 3429-0800 /

Endereço: Estrada Chico Mendes, 185 - Piracicaba (SP)

Site: http://origensbrasil.org.br/origens-brasil/ http://www.imaflora.org

E-mails: origensbrasil@origensbrasil.org.br
imaflora@imaflora.org

Descrição

O Origens Brasil disponibiliza para cada perfil de usuário (comunidades, empresas e instituições de apoio) um painel de gestão que permite o acesso às informações consolidadas do produto, produtor, território de origem e suas cadeias produtivas. Os dados podem ser visualizados em mapas georreferenciados, auxiliando a gestão dos negócios e dos riscos associados à cadeia.

As empresas e comunidades adeptas à iniciativa têm um mecanismo que permite informar ao consumidor a história por trás de cada produto, associando-os às populações que vivem nas regiões, bem como sua contribuição para os Territórios de Diversidade Socioambiental abrangidos do Origens Brasil.

Os Territórios de Diversidade Socioambiental são áreas protegidas que abrigam patrimônios culturais, ambientais e sociais, prestando serviços que beneficiam todo o Brasil. O Xingu é o primeiro Território de Diversidade Socioambiental do Origens Brasil.

Para conhecer mais sobre o funcionamento do Origens Brasil, acesse o site: http://origensbrasil.org.br/origens-brasil/

Objetivos

Valorizar cadeias de produtos da sociobiodiversidade e dar transparência à cadeia produtiva, permitindo ao consumidor o rastreamento de toda história do produto e do produtor.

Público-alvo

Produtores e consumidores

Resultados

Para garantir seus objetivos em longo prazo, o Origens Brasil conta com um sistema robusto e inteligente de monitoramento de impacto. Exclusivamente customizado, o sistema possui indicadores de impacto que serão coletados em campo, pelos diferentes elos da cadeia, e que juntamente com ferramentas de monitoramento da paisagem (geomonitoramento), ajudarão a medir e avaliar a contribuição do Origens Brasil para as populações e para os Territórios de Diversidade Socioambiental.

Imagens

Arquivos