Projeto Horizonte Verde

Instituto Socioambiental Floranativa

Sede do município de Novo Progresso (PA) e zona Rural de Altamira nas bacias dos rios Curuá e Jamanxim

O projeto Horizonte Verde é uma iniciativa voltada à recuperação das áreas degradadas por meio da introdução de práticas de restauração ambiental e implantação de áreas produtoras de sementes e de sistemas agroflorestais, com espécies de elevado valor comercial. A conversão de áreas de agricultura “corte e queima” para áreas produtivas de agricultura de baixo carbono é feita com a implantação e apoio à produção de mudas, manejo de agroflorestas, além de processos formativos com as comunidades, gerando produção de alimentos, conservação do meio ambiente e dos recursos naturais e valorização de sementes locais, como açaí, cumaru, pequi e castanha-do-Pará, andiroba, entre outras. O projeto é uma iniciativa do Instituto Socioambiental Floranativa, com patrocínio da Petrobras,  e vem sendo desenvolvido em comunidades rurais na região oeste do estado do Pará.

Contato

Telefones: (93) 98127-4915 / 3062-0172 /

Endereço: Rua Nossa Senhora do Rosário, 332 - Santarém (PA)

Site: www.projetohorizonteverde.org

E-mails: coordenacaotecnicaphv@gmail.com

Descrição

O projeto trabalhou na formação de capacidades técnicas e multiplicadoras com a implantação de 200 ha de áreas reconvertidas para SAFs, viveiros com a função de educação e produção de 200 mil mudas. Também trouxe apoio à fruticultura e segurança alimentar de famílias de assentados e pequenos proprietários rurais e apoio ao enriquecimento de agroflorestas em terras indígenas Kayapó.

Objetivos

Fomentar a mudança do paradigma de desenvolvimento regional por meio de mecanismos de incentivo à redução das emissões e fixação do gás carbônico (CO2), através da reconversão produtiva de áreas, com a implantação de sistemas agroflorestais baseados em espécies nativas de alto valor comercial, além da conservação de florestas para produção de sementes e outros produtos não madeireiros.

Público-alvo

Agricultores familiares e indígenas da bacias dos rios Jamanxim e Curuá

Resultados

Entre os resultados mensurados pelo projeto, estão:
– plantio de 250 mil mudas de especies frutíferas e florestais;
– melhoria da renda com a produção de banana, mandioca e abacaxi no primeiro ano de cultivo;
– conservação de 150 ha de florestas em áreas de forte pressão por desmatamento com apoio de comunidades de assentados.