Prêmio Educação Além do Prato

Coordenadoria de Alimentação Escolar, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

São Paulo (SP)

A Prefeitura de São Paulo, por meio do então Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria Municipal de Educação, lançou, em maio de 2014, o Prêmio “Educação Além do Prato”, um prêmio para promover a mobilização da comunidade educacional em ações sobre alimentação com a participação efetiva dos alunos e merendeiros.

Contato

Telefones: (11) 3111-8640 / 3111-8639 /

Endereço: Rua Líbero Badaró, 425 - 9º andar - Centro - São Paulo (SP)

Site: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Page/PortalSMESP/Premio-Educacao-Alem-do-Prato

E-mails: smecodaedec@prefeitura.sp.gov.br
smecodaealemdoprato@prefeituira.sp.gov.br

Descrição

A iniciativa foi aberta a todas as escolas municipais da cidade de São Paulo. Cada uma pôde inscrever um projeto contendo estratégias de promoção de hábitos alimentares saudáveis formado por duas partes: 1. mobilização: descrição das ações para valorização dos merendeiros, engajamento da comunidade educativa nas ações relacionadas à alimentação e de reconhecimento da alimentação no território; 2. receita: detalhamento das ações para a busca e seleção da preparação culinária que representasse a comunidade educativa, contendo hortaliças ou frutas e que tivesse uma boa história.

O processo de seleção dos projetos ocorreu em 3 etapas com participação de parceiros, corpo pedagógico e técnico da SME. A premiação por etapas, o caráter imaterial e de qualificação dos prêmios e a relevância equiparada da merendeira ao mobilizador das escolas foram grandes diferenciais deste Prêmio. As equipes de imprensa jovem das escolas também foram envolvidas na divulgação do Prêmio participando da I Coletiva de Imprensa Jovem da Secretaria Municipal de Educação.

Apostou-se na capacidade de mobilização, amplitude da ação com participação ativa dos técnicos da CODAE e outros apoiadores, além da construção de canal de comunicação com a rede através de site e redes sociais. As parcerias firmadas com renomadas instituições acadêmicas, institutos e profissionais liberais foram essenciais para a realização do Prêmio e para a garantia da idoneidade e da lisura deste projeto.

Confira mais detalhes acessando o Edital do Prêmio: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Page/PortalSMESP/Materiais-Premio-Educacao-Alem-do-Prato-1 E também através das redes sociais: Facebook: https://www.facebook.com/premioeducacaoalemdoprato/?fref=ts ; Twitter: https://twitter.com/alemdoprato?lang=en

Objetivos

Fomentar estratégias integradas de incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras em conjunto com a valorização dos cozinheiros nas escolas, e mobilizar toda a comunidade educacional (alunos, educadores, cozinheiros escolares, pais/responsáveis) incluindo os parceiros locais – líderes comunitários, associações e interessados – em ações para discutir e promover o tema da alimentação e suas implicações.

Público-alvo

Comunidade educacional (alunos, educadores, cozinheiros escolares, pais/responsáveis) de todas as escolas municipais e conveniadas do Município de São Paulo.

Resultados

Foram recebidos 292 projetos (10,3% da rede), com representatividade de todas as regiões da cidade e perfis educacionais, sendo 155 Centros de Educação Infantil (0-3 anos), 64 Escolas de Educação Infantil (4-5 anos), 64 Escolas de Ensino Fundamental (6-14 anos), 3 Centros de Educação e Cultura Indígena, 1 Escola de Educação Bilíngue para Surdos e 5 outros. O Prêmio alavancou novas ações e parcerias, promoveu maior visibilidade e valorização da alimentação escolar e serviu de inspiração para outras iniciativas.

Saiba como foi o Prêmio Educação Além do Prato 2014: https://youtu.be/ORP_7hFhYzA

Cerimônia de Premiação do Prêmio Educação Além do Prato 2014: https://youtu.be/UPBhmbSI7_Q

Premiação: Missão “Além do Prato” – Senegal, 2015: https://youtu.be/ZLVpc70eFEA

Premiação: Renovação CEI João Bento de Carvalho 2015: https://youtu.be/dj0zlKn2lQI

Conheça a trajetória do Prêmio ao longo do ano de 2014 através do vídeo “making-off”: https://youtu.be/ORP_7hFhYzA

Arquivos