Portal do Consumo Responsável e Aplicativo Responsa

Instituto Kairós

Brasil

O Portal do Consumo Responsável junto com o aplicativo Responsa permitem encontrar lugares para a prática do consumo responsável, como restaurantes que usam ingredientes orgânicos, feiras de produtos justos e orgânicos, hortas comunitárias, grupos de consumo responsável e outras experiências de agroecologia e economia solidária.

Contato

Telefones: (11) 3257-5100 /

Endereço: Rua Marques de Itu, 58 - 9º andar - Centro - São Paulo (SP)

Site: http://www.consumoresponsavel.org.br http://www.facebook.com/aplicativoresponsa/

E-mails: contato@consumoresponsavel.org.br
i.kairos@yahoo.com.br

Descrição

O Portal Consumo Responsável e o aplicativo Responsa são iniciativas do Instituto Kairós com desenvolvimento técnico da Cooperativa Eita e contaram com a participação de várias organizações e movimentos de economia solidária, comércio justo e solidário e agroecologia. No Portal Consumo Responsável é possível acessar três canais: Mapa, Notícias e Biblioteca do Consumo Responsável. Já pelo aplicativo Responsa, disponível para celulares android, é possível acessar o mapa e encontrar as seguintes iniciativas:
– feiras orgânicas e da agricultura familiar;
– lojas e feiras da economia solidária e do comércio justo;
– grupos de produtores da economia solidária;
– grupos de consumo responsável;
– experiências de educação alimentar e nutricional;
– experiências e pesquisas em agroecologia;
– hortas comunitárias;
– restaurantes que utilizam ingredientes orgânicos em seus cardápios.

Acesse o Portal: www.consumoresponsavel.org.br
Baixe o aplicativo pelo Google Play em: http://goo.gl/t7rbgU

Objetivos

A proposta é reunir em um mesmo endereço eletrônico (e aplicativo) informações que permitam às pessoas entenderem as relações de produção e intervirem em seus contextos.

Público-alvo

Cidadãos interessados em práticas mais sustentáveis de consumo; jornalistas e formadores de opinião; militantes de movimentos sociais; trabalhadores da economia solidária; integrantes de grupos de consumo responsável; estudantes e pesquisadores de universidades; membros de organizações não governamentais; gestores públicos.

Resultados

Entre os resultados que se esperam alcançar com o projeto, estão:
– cidadãos mais críticos, estimulados a utilizar o consumo para interferir positivamente na realidade social e ambiental;
– aumento na comercialização de produtos da economia solidária e agricultura familiar através da aproximação entre produtores e consumidores, a partir das iniciativas mapeadas à disposição no APP e no mapa do Portal;
– pesquisadores acessando e multiplicando conteúdos sobre consumo responsável e temas afins.

Imagens