RedeMoinho – Cooperativa de Comércio Justo e Solidário

RedeMoinho

Salvador

A Rede Moinho é uma cooperativa de serviços na área do Comércio Justo e Economia Solidária, tendo nas compras e vendas de produtos da agricultura familiar, agroecológicas e da Economia Solidária sua maior expertise. A cooperativa de consumo nasceu do sonho de se criar uma estrutura de comércio diferente, integrando consumidores e produtores numa relação de confiança, transparência e parceria, valorizando a produção e variedade local.

Contato

Telefones: (71) 8601-9181 / 9210-1529 /

Endereço: Rua do Passo, 62 - Santo Antônio (Pelourinho)

Site: http://www.redemoinho.coop.br

E-mails: cooperativa.redemoinho@gmail.com

Descrição

A Rede opera via ações de compra e venda de produtos da agricultura familiar, agroecológicas e da Economia Solidária em duas frentes: uma com o produtor, prospectando clientes para o mesmo e assessorando-o para que este siga os critérios do Comércio Justo e da produção Agroecológica; e outra com o consumidor, buscando produtos em que este tenha interesse a preços justos.

Objetivos

A RedeMoinho visa a promoção de ajuda mútua entre produtores e consumidores por meio da comercialização em rede e solidária, libertando-os do comércio intermediarista. Em sintonia com os princípios da Economia solidária, a nova economia social almejada pela Rede pretende promover o desenvolvimento sustentável, a justiça social, a soberania e a segurança alimentar e nutricional; garantir os direitos dos(as) produtores(as) e consumidores(as) nas relações comerciais; fortalecer a cooperação entre produtores-comerciantes-consumidores e suas respectivas organizações para aumentar a viabilidade, reduzindo riscos e dependências econômicas; promover a autogestão; equidade de gênero, étnica e de gerações; garantir a remuneração justa do trabalho, a valorização e preservação do meio ambiente, com ênfase na produção de produtos de base agroecológica, e das atividades do extrativismo sustentável.

Público-alvo

Cooperativas, consumidores, produtores e pessoas que vendem mas ainda não são cooperadas

Resultados

Desde 2008, ano de sua criação, a cooperativa considera que alcançou importantes resultados com relação à melhoria do diálogo direto com produtores e com o aumento do número de consumidores responsáveis que optam pelo consumo dos produtos da cooperativa. Em 2010, a Rede criou uma Secretaria Executiva, inaugurando um período com pessoas trabalhando exclusivamente para seu desenvolvimento. Em 2011, construiu e lançou o site com espaço para pedidos, ampliando a rede e evitando desperdícios a partir da criação de memórias de compras anteriores. Desde então, todos os meses, mais e mais pessoas fazem parte desta rede, contribuindo para a consolidação desta ligação direta entre produtores e consumidores e para a melhoria na qualidade dos produtos a partir das devolutivas recebidas. Também em 2011, a RedeMoinho passou a integrar outras redes mais amplas: a Rede de Coletivos de Consumo Responsável, a Plataforma Faces do Brasil e a Coordenação Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Atualmente, a RedeMoinho está num processo de institucionalização, no qual o objetivo é que produtores e consumidores possam se associar a ela, criando uma rede de produção e consumo em que todos são sócios do empreendimento.