Protegendo as Águas

Biblioteca Solidária / Sidnei Pereira da Rosa

São Francisco Xavier, São José dos Campos (SP)

O distrito de São Francisco Xavier está localizado na Serra da Mantiqueira e tem como seu principal rio o Rio do Peixe, também um dos principais afluentes do Rio Paraíba do Sul e prioritário dentro do Plano de Ações do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul para ações de recuperação ambiental e revitalização de corpos d´água. Este Rio corta o Distrito e faz parte do dia a dia da comunidade. Contudo, com a ocupação humana desordenada, o mesmo vem sofrendo as consequências da mudança da paisagem. Antes utilizado para lazer e outras atividades, hoje já apresenta trechos poluídos (com esgoto doméstico). Assim, o projeto Protegendo as Águas pretende atuar promovendo ações de conservação e manutenção dos recursos hídricos desta microbacia.

Contato

Telefones: (12) 99605-5997 /

Endereço: Rua XV de Novembro, 50 - Centro - São Francisco Xavier - São José dos Campos (SP)

Site: http://bibliotecasolidariasfx.hol.es

E-mails: biblisolidaria@gmail.com

Descrição

Ao se considerar a construção de um banco de dados consistente, propomos um monitoramento realizado durante os primeiros seis meses de projeto para diagnóstico da situação atual do Rio do Peixe, seguidos pela implementação das linhas de atuação (construção dos sistemas de reciclagem de água, implementação da horta social e reO Projeto pretende contribuir na conservação e manutenção hídrica do Rio do Peixe por meio de ações integradas para o restabelecimento da paisagem e, consequentemente, na melhoria das condições hídricas e de qualidade de vida da população do distrito, minimizando assim os impactos negativos na bacia do Rio do Peixe.composição de mata ciliar) durante um ano, e finalizando os últimos seis meses com monitoramento hídrico após a implementação das tecnologias sociais.

Objetivos

O Projeto Protegendo as Águas visa, por meio de ações integradas, conservar e preservar os recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio do Peixe em São Francisco Xavier – São José dos Campos, principal contribuinte para o sistema Jaguari – importante manancial de abastecimento público e afluente do rio Paraíba do Sul.

Público-alvo

Comunidade atendida no projeto piloto

Resultados

O Projeto pretende contribuir na conservação e manutenção hídrica do Rio do Peixe, no restabelecimento da paisagem e, consequentemente, na melhoria das condições hídricas e de qualidade de vida da população do distrito, minimizando assim os impactos negativos na bacia do Rio do Peixe.