Radiotube

Criar Brasil

Brasil

O Radiotube é um site colaborativo feito por e para comunicadores e todos aqueles que se interessam por esse meio de comunicação. Um espaço virtual para que as produções radiofônicas de todo o país possam ser disponibilizadas na rede e utilizadas pelo Brasil afora. Uma rede social para o compartilhamento de áudios, textos e vídeos, com temas ligados à cidadania.

Contato

Telefones: (21) 2242-8671 /

Endereço: Rua Teotônio Regadas, 26/403 - Lapa - Rio de Janeiro (RJ)

Site: http://www.radiotube.org.br/ http://www.criarbrasil.org.br/

E-mails: contato@criarbrasil.org.br
radiotube@criarbrasil.org.br

Descrição

O Radiotube surgiu com a evolução da Rede de Cidadania nas Ondas do Rádio, desenvolvido pelo Criar Brasil em 2007, com patrocínio da Petrobras. O projeto contou com jovens correspondentes em diversos pontos do país e uma rede de 635 emissoras de rádio. Com a participação dos jovens, o Criar Brasil produziu programas jornalísticos e radionovelas sobre juventude e cidadania. Na avaliação da primeira fase do projeto, mais de 70% dos integrantes da Rede afirmaram ter interesse em disponibilizar suas produções e receber materiais de outras emissoras. Assim, como resposta a uma demanda desta rede de rádios, nasceu, em 2008, o Radiotube – A cidadania por todas as ondas.

O Criar Brasil passou a atuar como animador dessa comunidade, agora a verdadeira responsável pela produção e geração de conteúdo. O sucesso dessa iniciativa depende da participação e comprometimento de cada integrante dessa rede social. Programas de rádio, campanhas em áudio, spots, radionovelas, entrevistas, textos, músicas e demais produções radiofônicas com temática ligada ao fortalecimento da cidadania e com foco na juventude são o foco.

Qualquer conteúdo disponibilizado no Radiotube pode e deve ser livremente compartilhado, desde que seja para fins não comerciais. O site adota como política geral de publicação uma licença do Creative Commons, ou seja, é permitido copiar, distribuir, exibir e executar qualquer uma das publicações, além de usá-las como ponto de partida para outras criações, desde que seja dado o crédito ao autor original.

Objetivos

Por meio do compartilhamento de conteúdo e da colaboração mútua, pretende-se que toda a comunidade envolvida na rádio seja beneficiada com a construção coletiva de conhecimento.

Público-alvo

Comunicadores, instituições da sociedade civil, rádios comunitárias e estudantes de comunicação

Resultados

A rede social da cidadania continua com capacitações em todo o país. O projeto capacitou até o presente momento mais de 300 pessoas, entre comunicadores populares, lideranças locais, jovens e ativistas dos direitos da criança e do adolescente. A programação das capacitações inclui oficinas de rádio, vídeo e internet.