Melhorando meu bairro
Asociación Quinta Virgen del Carmen del Quinto Patio
Quinta Virgen del Carmen

Um processo de luta de 40 famílias no centro de Lima é coordenado pela Associação Quinta Virgen del Carmen do Quinto Patio para reivindicar seus direitos contra o megaprojeto do trem elétrico como meio de transporte de massa na capital peruana.
Confira mais informações sobre esta prática no Almanaque do Futuro: bit.ly/2yQT5nH
Contato
Descrição
Objetivos
Organizar as famílias de Quinta Virgen del Carmen contra as obras do megaprojeto de trens elétricos liderados por grandes corporações peruanas que visam desalojar famílias em condições de risco na periferia de Lima.
Resultados
Após extensas formações sobre projetos públicos do governo nacional em áreas periféricas para a construção de campos de esportes e iniciativas para melhorar a habitação, a Associação, graças a suas ações de petição e sua relação em busca de aliados, conseguiu convencer as autoridades do Ministério da Habitação a iniciar o programa “Mejorando mi Quinta”. O programa beneficia as famílias pobres que moram em arrendamento nas áreas do centro da cidade e, graças a ele, a Quinta Virgen del Carmen conseguiu construir banheiros e lavanderias comunitárias, pintar suas fachadas e consertar suas precárias casas. O então presidente peruano, Alan García, estava pessoalmente presente na Quinta na entrega das obras. Neste momento, a Associação aproveitou a presença do dignitário e firmou com ele um compromisso pelo qual o governo comprometeu-se em lançar um projeto permitindo que os inquilinos possam comprar a terra onde construíram suas casas a um preço muito acessível (5% do preço comercial).