Cooperativa Kalkbreite

Cooperative Kalkbreite

Zurich

Os suíços consomem muita energia, causadoras do aquecimento global. A mobilidade, o consumo e a habitação são as principais fontes de emissões de gases de efeito estufa de uma família suíça.

A “Kalkbreite” contribui para reduzir as emissões de habitações e mobilidade. É uma casa que contém espaço para morar (apartamentos, áreas compartilhadas) e para empresas (escritórios, infraestrutura compartilhada, como salas de reunião). Ele está combinando estratégias ecológicas e sociais para contribuir para um modelo de vida sustentável dentro de uma sociedade com uma grande pegada de carbono.

Contato

Endereço: Kalkbreitestr. 2; 8003 Zurich, Switzerland

Site: www.kalkbreite.net

E-mails: info@kalkbreite.net

Descrição

A Cooperativa Kalkbreite é um exemplo de como realizar uma vida sustentável. Segue-se um conceito que descreve uma vida sustentável para uma sociedade – não apenas para indivíduos. Pode-se pensar que isso é possível apenas em países ricos como a Suíça, mas não para pessoas “normais”. No entanto, isso não é verdade. Primeiro: em todos os países há pessoas ricas e são os ricos que causam mais impactos ambientais. Em segundo lugar: a moradia cooperativa mantém os custos no nível mais baixo possível. Terceiro: o conceito de compartilhamento já é inerente a muitas culturas e “ter mais por menos” está atraindo pessoas em todos os lugares – isso também vale para “ter mais luxo usando menos recursos” desde que você aceite compartilhar seu luxo com os outros. No entanto, no futuro, não haverá outra opção – os recursos do nosso planeta são limitados!

O edifício é certificado como uma “área 2000 watts” – assim, a construção e a operação do edifício é sustentável. Medidas técnicas são instalações de cozinha com eficiência energética, isolamento térmico, trocadores de calor de água subterrânea para aquecimento e painéis solares para operar os trocadores de calor. As pessoas que vivem em Kalkbreite não podem ter carro. Ao aproximar as áreas de trabalho e as de moradia, as distâncias de viagem são reduzidas (por exemplo, lojas de alimentos orgânicos, banco, médico, cinema, bar, restaurante etc. disponíveis na casa).

Compartilhando quartos e espaço (por exemplo, sala de esportes, sala de ioga, escritórios, quartos, biblioteca, oficina, salas de estar, …) o espaço total por pessoa é reduzido para 30 metros quadrados. Em comparação com a média, isto é cerca de 20 metros quadrados a menos. Isso significa economizar recursos e energia. A partilha de espaços permite que os habitantes tenham acesso a muitas ofertas diferentes dos diferentes quartos – viver em Kalkbreite não significa “viver com menos conforto”, mas significa “viver com uma pegada sustentável”. Assim, esta é uma contribuição atraente para uma solução contra o aquecimento global também para pessoas que não estão sensibilizadas para mudar seus estilos de vida.

Devido à estrutura cooperativa, as pessoas que moram na casa são os donos da casa. Alugamos os apartamentos para cobrir os custos, mas não para pagar a receita a um investidor – o investidor é a cooperativa e as pessoas que vivem lá são a cooperativa.

 

Política energética em Zurique
Há dez anos, a visão de uma “Sociedade 2000 Watts” foi desenvolvida no Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH) em Zurique. É um modelo para a política energética, que demonstra como é possível consumir apenas tanta energia quanto as reservas de energia mundiais permitem e que é justificável em termos do impacto no meio ambiente. É possível quando cada pessoa em todas as sociedades limita seu consumo de energia a um máximo de 2000 watts. Além disso, pelo menos 75% das necessidades de energia precisam ser atendidas usando fontes de energia renováveis, o que significa que, anualmente, apenas uma tonelada de gás de efeito estufa é liberada por pessoa por ano. A Sociedade 2000 Watts é a abordagem de Zürich para combater as alterações climáticas e o futuro conflito de recursos.

Desenvolvimento sustentável
A Sociedade 2000-Watt representa o desenvolvimento sustentável: o conceito leva em conta todos os aspectos da sustentabilidade, pelos quais incluem o meio ambiente, a economia e a sociedade. A sociedade de hoje não deve viver às custas das gerações futuras. A Sociedade 2000 Watts baseia-se na solidariedade entre diferentes gerações e culturas para o propósito de um desenvolvimento estável a longo prazo e para o mundo poder viver em harmonia.

Atingindo um equilíbrio global
Hoje, cada pessoa requer 17.500 kwh de energia por ano em média global, o que corresponde a uma exigência contínua de 2000 watts. Na Suíça, o número é três vezes maior – 6000 watts por pessoa – enquanto as pessoas em alguns países asiáticos e africanos precisam de apenas uma fração desse valor. A visão de uma Sociedade 2000 Watts possibilita um equilíbrio entre os países industrializados e os países em desenvolvimento para que todos possam assim desfrutar de um bom padrão de vida.

Uma distribuição justa
O consumo médio mundial de energia está aumentando significativamente devido a esse desenvolvimento e com as emissões globais de CO2, porque a demanda crescente de energia é atualmente coberta em grande parte por combustíveis fósseis (gasolina, óleo de aquecimento e carvão). É claro que um equilíbrio global só pode ser estável se os consumidores primários na América do Norte, Europa Ocidental e também na China e Índia reduzirem seu consumo para 2000 watts, enquanto o desenvolvimento ambicioso e sustentável é possível para nações em desenvolvimento na África, Ásia e América do Sul.

Watts per capita
O reservatório global de energias fósseis, particularmente o petróleo, está se esgotando em um ritmo crescente e, muito em breve, a atenção terá que ser focada nos depósitos, que só podem ser extraídos com grande dificuldade. Uma vez esgotadas essas reservas, ocorrerá uma escassez real ou alegada que, por sua vez, poderá resultar em colapsos econômicos e até mesmo em conflitos militares. É claro que estamos vivendo às custas das gerações futuras, e esse é o caso do CO2. A fim de conter e evitar que as alterações climáticas atinjam proporções catastróficas, o aumento do teor de CO2 da atmosfera deve ser abrandado em conformidade, sendo a reorientação uma necessidade urgente.

Produção de CO2: uma tonelada per capita por ano
Uma produção de CO2 de uma tonelada per capita por ano é uma meta alcançável a longo prazo para a Suíça. Este limite corresponde a um consumo de cerca de 500 watts de combustíveis fósseis. Se as necessidades energéticas dos combustíveis fósseis forem reduzidas pelos níveis estabelecidos na visão de 2000 watts, a ambiciosa meta de CO2 pode ser alcançada na segunda metade deste século. No entanto, isso exigirá adaptações rigorosas de edifícios, instalações, veículos e equipamentos, bem como uma nova compreensão dos serviços de energia. Se não formos capazes de tornar os materiais mais eficientes, aumentar o nível de eficiência energética e usar os recursos seletivamente, então a Sociedade 2000 Watts que imaginamos nunca será mais do que uma declaração de intenções.

O povo de Zurique diz sim à Sociedade 2000-Watts
Em um referendo realizado em 2008, três quartos da população de Zürich votaram a favor da realização da Sociedade 2000 Watts até 2050, tornando-a a primeira cidade do mundo a dar a esses objetivos ambiciosos uma legitimidade democrática e consagrá-los na Constituição. Para atingir este objetivo até 2050, a cidade de Zurique está assumindo compromissos nas seguintes áreas: eficiência energética, energias renováveis e edifícios sustentáveis.

Objetivos

– Contribuição para a Sociedade 2000 Watt: usando menos energia por eficiência energética e espaço privado reduzido;
– Rendas acessíveis;
– Comunidade socialmente diversificada (diferentes tipos de vida, diferentes nacionalidades, diferentes níveis de educação, diferentes idades etc.).

Público-alvo

Diferentes tipos de comunidades (famílias, estudantes, solteiros etc.) e empresas

Resultados

– Cobertura constante na mídia;
– Assunto de pesquisa adicional;
– Redução do consumo de energia dos habitantes.