Pukyu Pamba – Vivência Intercultural

Fondo Ecuatoriano Populorum Progressio (FEPP)

Comunidade San Clemente

O turismo vivencial ou vivência intercultural praticada por empreendimentos familiares e associativos permite à comunidade Karanquis de San Clemente, no norte dos Andes equatorianos, viajar pelo mundo estando em casa, ao mesmo tempo que gera receitas que beneficiam ao coletivo. O visitante não fica no superficial de observar a paisagem, mas experimenta uma convivência pessoal com a cultura, o local, seu povo e a cosmovisão andina.

Confira mais informações sobre esta prática no Almanaque do Futuro: bit.ly/2IzDS9X

Contato

Site: http://fepp.org.ec/

E-mails:

Descrição

O projeto turístico implementado na comunidade de San Clemente trabalha com a hospedagem dos turistas com as famílias da comunidade, visitas a pontos históricos, trilhas, contato com a natureza a partir da visão da população local, além de estimular a produção do artesanato, da música tradicional, da agricultura e da pecuária familiar orgânica e a organização da comunidade a partir do projeto.

Objetivos

Construir um empreendimento familiar que atue não somente na geração de receitas para a comunidade originária de San Clemente, como que dê a turistas a experiência de vivência na comunidade a partir da cosmovisão dos povos andinos.

Público-alvo

Turistas

Resultados

O projeto trouxe à comunidade não apenas uma nova fonte de receita, mas um processo de reorganização que atingiu todas as suas bases. Das 175 famílias da comunidade, 16 se dedicam à hospedagem dos turistas e muitas outras colaboram com outras atividades. Com o aumento da produção agrícola familiar para atender à demanda de turistas, a comunidade passou a variar mais sua alimentação, obtendo ganhos de saúde e qualidade de vida. A vivência com turistas e a reafirmação da cosmovisão dos povos andinos produziu ganhos culturais e desenvolveu mais membros da comunidade enquanto formadores e propagadores desta cosmovisão, além de aumento na escolaridade formal.