Podcast Nossos Saberes traz reflexões sobre como construir uma sociedade mais justa e sustentável

A Abong (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais) e o Iser Assessoria, em parceria com o Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), lançam o podcast Nossos Saberes. A iniciativa faz parte do projeto Novos Paradigmas: para um outro mundo possível e tem como objetivo discutir e dar visibilidade a outras formas de viver em sociedade, na contramão de um sistema que tem destruído o planeta e a vida dos povos.

A série de podcast contará com dez episódios, cada um apresentando uma experiência e uma temática diferente pelo Brasil que, por meio de relatos de pessoas envolvidas nos projetos, mostram como é possível interromper a destruição do planeta e reconstruir uma sociedade mais justa e sustentável.

“Diante de um modelo econômico predominante que provoca tanta desigualdade e danos  irreversíveis ao Planeta, queremos lembrar, por meio dessas histórias que serão contadas no podcast, que há soluções e que elas já estão sendo praticadas”

diz Raquel Catalani, coordenadora do projeto pela Abong e roteirista.

 

De acordo com a coordenadora, as entrevistadas e entrevistados irão falar sobre saberes e valores dos povos que mantêm uma outra relação com a natureza e de vida em comunidade. “Nossos Saberes são saberes ancestrais somados a conhecimentos desenvolvidos pela ciência que afirmam que há uma relação de conexão e interdependência entre os seres humanos e a Terra e que, para pararmos com os desastres que estão em curso, é necessário mudarmos nossas práticas”, salienta Catalani.

O podcast será lançado em duas séries de cinco episódios, a serem veiculados nas principais plataformas de streaming  e também em rádios comunitárias parceiras, presentes na luta por direitos humanos e em comunidades que dialogam com as ações apresentadas. O conteúdo poderá ser encontrado no link a seguir: anchor.fm/nossos-saberes 

 

Conheça a primeira série do Nossos Saberes:

 

  • Episódio 1 – “Umoja, uma moeda solidária”: criada pelos moradores do bairro do Uruguai, em Salvador (BA), a Umoja é uma moeda solidária que vem ajudando o desenvolvimento de empreendedores locais. Por meio da associação Santa Luzia, a comunidade criou um banco comunitário com uma moeda própria que circula apenas no comércio local. Com mais de 100 bancos comunitários já existentes no Brasil, essa é uma alternativa que cresce na contramão de uma economia dominada pelos bancos convencionais e juros abusivos. Com os bancos comunitários, muda-se a lógica e diminui-se o endividamento das pessoas. O dinheiro volta para a comunidade e quem lucra é a própria comunidade. Para contar essa experiência, o primeiro episódio do Nossos Saberes falará com Simaia Barreto, coordenadora do Centro Público de Economia Solidária de Lauro de Freitas na Bahia (BA), e Débora Rodrigues, do Fórum Baiano de Economia Solidária.

 

  • Episódio 2 – “Tapajós Solar, energia para a vida”: neste segundo episódio, o tema será Energia. O podcast vai apresentar o projeto Tapajós Solar, desenvolvido na região de Santarém, no Pará, pelo movimento Tapajós Vivo. O projeto tem construído uma alternativa de energia limpa e sustentável para salvar o rio Tapajós e manter a soberania das populações tradicionais, uma ação de resistência contra as hidrelétricas previstas para a região que poderão trazer danos ambientais e sociais irreversíveis. Para explicar sobre o assunto, o Nossos Saberes receberá dois ativistas engajados com o tema de energia limpa: Isabel Cristina, do movimento Tapajós Vivo, e Ivo Poletto, assessor do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental.

 

  • Episódio 3 – “CJMA, jovens construindo a agroecologia”: neste terceiro episódio, o Nosso Saberes falará sobre Agroecologia, uma luta popular contra os monstros da fome. Os entrevistados serão Felícia Panta, coordenadora da Comissão de Jovens Multiplicadores e Multiplicadoras da agroecologia (CJMA), e Carlos Magno, coordenador do Centro Sabiá, que há 15 anos constroem a agroecologia e se organizam na luta por direitos. O conteúdo trará a experiência desses jovens que, em diferentes regiões da Zona Rural de Pernambuco, fazem enfrentamento ao modelo de agricultura predominante, gerador de uma crescente desigualdade e de enormes danos ambientais. Jovens que, neste trágico cenário brasileiro de crise alimentar e volta ao mapa da fome, se articulam em seus territórios e criam alternativas para as juventudes e suas famílias.

 

  • Episódio 4 – “Reecatingamento, a convivência com o semiárido”: a Caatinga é o tema do quarto episódio do Nossos Saberes. Para falar sobre a região semiárida mais populosa do mundo e um dos biomas mais ricos em biodiversidade mas que também é um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta, o podcast apresentará experiências de agricultores e agricultoras que têm mostrado como é possível uma vida plena em convivência com o Semiárido por meio do Recaatingamento, um projeto pensado e desenvolvido pelo IRPAA – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, que trabalha com famílias e comunidades pela implementação de práticas de recuperação e conservação do bioma. São práticas que respeitam a biodiversidade e os ciclos próprios da Caatinga. Para falar sobre o assunto, o Nossos Saberes conversou com Marli Alves, agricultora e moradora da comunidade Pedrinhas I, em Remanso (BA), e José Moacir dos Santos, coordenador geral do IRPAA.

 

  • Episódio 5 – “REDES, proteção e cuidado entre mulheres negras”: neste quinto episódio, o Nossos Saberes contará sobre este projeto criado pela Ong Criola que vem dando suporte para mulheres negras pelo Brasil continuarem sua luta contra o racismo, contra a violência e por outras formas de viver em sociedade. O projeto vem criando uma rede de proteção e potencialização dos saberes ancestrais que caminham com essas mulheres e que clamam pelo direito de existirmos todas e todos com dignidade. Para contar sobre a importância deste projeto, foram entrevistadas as ativistas Lúcia Xavier, coordenadora da Ong Criola, e Maria Aparecida de Matos, professora, ativista e quilombola no Tocantins.

Sobre o Podcast Nossos Saberes – Uma série com 10 episódios realizada pela Abong e pelo Iser Assessoria em parceria com o Ibase, vinculada ao projeto Novos Paradigmas. A coordenação e o roteiro é de Raquel Catalani; a apresentação, de Franklin Félix e Patrícia França; a Comunicação é de Danilo Feno, Luiz Gustavo Pires e Patrícia França; a edição é de Raquel Melo; e a sonoplastia é de Fábio ACM.

 

 

 

28/01/2022 16:50:52

Categoria: Notícias

Autor: abong