Rede Piraí Digital

Piraí Digital

Piraí

Piraí Digital é um projeto de disseminação da cultura digital que envolve ações de inclusão digital, educação e informatização no município de Piraí, Rio de Janeiro. A ideia surgiu em 1997, quando foi elaborado o Plano Diretor de Informática pela UnB (Universidade de Brasília) para implementação de tecnologias de ponta que interligassem todas as secretarias municipais. Já neste Plano, sugeriu-se um sistema de rede sem fio que seria finalmente colocado em prática em 2004, fornecendo o acesso livre e gratuito à internet na zona urbana e rural do município de Piraí.

Contato

Telefones: (24) 2431-9950 / 2431-9957 /

Endereço: Rua Comendador Sá, 96 – Centro

Site: http://www.piraidigital.com.br

E-mails: desenvolvimentopirai@gmail.com

Descrição

O primeiro passo foi a instalação de diversas modalidades de rede ou internet (cabo, wi-fi, rádio, satélite etc.) que conectam os prédios da administração pública, escolas, bibliotecas e redes internas do usuário final (casas). Também foram realizadas ações de formação de pessoas em distintas áreas (educação, serviço público etc.) para utilização das potencialidades que a informatização apresenta. Conjuntamente, as ações objetivam a criação de uma cadeia de uso, isto é, a constituição de uma rede de infraestrutura de telecomunicações como patrimônio da comunidade na perspectiva de criação de uma responsabilidade social compartilhada no processo de inclusão digital. Neste processo, buscou-se incorporar as potencialidades das novas tecnologias de informação e conhecimento ao cotidiano da comunidade, transformando o cidadão no principal ator na produção, gestão e usufruto dos benefícios de novas tecnologias de informação e comunicação.

Objetivos

A implementação da rede digital tem como objetivo a disseminação do conhecimento, informação e articulação em rede no município de Piraí. Neste processo, espera-se contribuir com o desenvolvimento de competências e habilidades para a formação de um cidadão capaz de conviver, de se comunicar e dialogar num mundo interativo e interdependente fazendo uso inteligente de tecnologias de informação e comunicação. Além isso, a informatização pretende melhorar a qualidade de diversos serviços públicos, fornecer novas oportunidades econômicas, de emprego e geração de renda que dialoguem com as especificidades e necessidades locais. Com a implementação da rede, a perspectiva é a disseminação da informação como um direito de todos e todas. Neste processo, a tecnologia deve ser nada mais do que um meio.

Público-alvo

Escolas, administração pública, indivíduos, cooperativas

Resultados

Foram criadas uma série de empreendimentos digitais públicos, tais como a Rede Piraí Digital e internet gratuita em distritos rurais e urbanos, o Centro de Educação à Distância, a implantação de laboratórios de informática nas escolas do município, o Projeto Aluno Tutor (em que os alunos dão suporte em tecnologia da informação aos professores), empréstimos de tablets em praça da cidade, construção de Telecentro(s), criação de regulamento por parte da Anatel inspirado a partir do Piraí Digital, centros de transmissão de vídeo streaming, entre outros. Transformou-se tanto o paradigma educacional, com a inserção de tecnologia para dinamização do conteúdo e forma, quanto as oportunidades e possibilidades de geração de renda e emprego por meio do acesso à informação. Além disso, com a informatização foi possível alcançar uma melhoria no acesso aos serviços de saúde por parte dos usuários, bem como agilidade nos processos de marcação de consultas, exames, além de otimizar as rotinas administrativas dos profissionais envolvidos no sistema.