São Leopoldo

Música Brasileira de Valor II

Centro Medianeira

Centro Medianeira - Núcleo Pe. Graziano Stablum - Rua Uruguai, 851 - Campina

O Centro Medianeira foi pioneiro na cidade e região a criar uma “Orquestra de Berimbaus”, em 2017. Embora muito rudimentar, em função dos poucos recursos disponíveis, a Orquestra despertou talentos e enalteceu o CM na cidade de São Leopoldo e região. Além disso, os participantes demonstraram grande motivação e gosto pela atividade. Juntamente com a oficina de capoeira, foram trabalhados valores altamente educativos como respeito, persistência, espírito de equipe, boa convivência, disciplina, valorização da cultura, dedicação e aprendizado coletivo, além de promover a autoestima, amizade, alegria e socialização. Tudo isso gerou muitos ganhos na educação e convivência entre os participantes.

Contato

Telefones: 5130371087 /

Endereço: Rua Florêncio Câmara

Cidade: SÃO LEOPOLDO UF: PI

Site: https://www.facebook.com/centro.medianeira/

E-mails: projetos@centromedianeira.org

Descrição

 A Oficina Música Brasileira de Valor será ministrada por um educador, músico, com conhecimento da história e repertório da música brasileira e com competência técnica para ensinar canto, musicalização e instrumentos variados, além de conhecer a prática da capoeira (fundamentos e valores) e estar em sintonia com a filosofia pavoniana seguida pelo CM.
 Poderão participar grupos de até 20 educandos por turno conforme interesse e organização a ser estabelecida pelo educador responsável e pelo coordenador pedagógico.
 As atividades da Oficina serão trabalhadas em consonância com a Oficina de Capoeira, mantendo uma interação contínua entre as duas, visto que se completam.
 A oficina poderá interagir com oficinas de dança do CM, se houver.
 Conforme Plano de trabalho, as atividades estarão assim organizadas:
Local: Sala de Música (Núcleo Pe. Graziano Stablum/V. Campina) Sala de atividades (Núcleo sede/centro)
Horário: 8:30 às 11:30 / 13h às 16:30

Objetivos

– Fortalecer e qualificar as atividades da “Orquestra de Berimbaus” do CM, agregando a cultura e a prática da capoeira (em 2014 declarada, pela UNESCO, patrimônio da humanidade).
– Desenvolver o aprendizado da vasta riqueza da música genuinamente brasileira, desde o samba de raiz aos diversos ritmos regionais do Brasil, integrando o berimbau a outros instrumentos musicais.
– Ensinar a arte de confeccionar berimbaus e outros instrumentos de percussão, possibilitando aos educandos uma forma de geração de renda.
– Participar de eventos que promovam arte, música, capoeira e cultura brasileira, enaltecendo assim o Centro Medianeira e proporcionando novos aprendizados e troca de saberes.
– Trabalhar a cidadania, o respeito às etnias e à cultura brasileira, a autoestima, bem como cultivar valores como respeito, dedicação, persistência, disciplina, comprometimento e espírito de equipe.

Público-alvo

Crianças e adolescentes

Resultados

A Orquestra e a Capoeira juntas, resgataram valores educativos fundamentais, transformando vidas de crianças e adolescentes que vivem situações de grande vulnerabilidade social, impedindo que fossem atraídas pelo mundo do crime ou da marginalização.

Arquivos