RevoluSolar – energia solar no morro da Babilônia

Associação de Moradores da Babilônia e RevoluSolar

Morro da Babilônia

Moradores da favela da Babilônia (Leme, Rio de Janeiro) inauguraram em fevereiro de 2016 as duas primeiras instalações solares fotovoltaicas em estabelecimentos locais. Os painéis construídos e fixados no morro são resultado de uma ação da associação sem fins lucrativos RevoluSolar, em parceria com a Associação de Moradores da Babilônia. Confrontados com o aumento dos preços da energia elétrica, a instalação marca o início da independência energética em um processo de transição democrática no local.

Contato

Telefones: (21) 97904-9882 /

Endereço: Morro da Babilônia - Leme

Site: https://revolusolar.wordpress.com/

E-mails: revolusolar@gmail.com

Descrição

Por meio do trabalho voluntário coletivo que envolve eletricistas e empreendedores da favela e da Associação de Moradores da Babilônia, um grupo de moradores criou a RevoluSolar, associação civil sem fins lucrativos. Tendo em vista o grande aumento de preços da eletricidade no Rio de Janeiro e que eles quase dobraram nos últimos anos (de R$ 0,48/kWh em janeiro de 2014 para R$ 0,90/kWh em janeiro de 2016), a iniciativa nasce com o intuito de informar a população local sobre os benefícios sociais, econômicos e ambientais do uso da energia solar, assim como elaborar o plano de ação para instalação das placas solares, diminuindo assim os gastos com energia elétrica na comunidade.

A RevoluSolar acessou o financiamento da Agência Estadual de Fomento (Age-Rio) para viabilizar a instalação das duas primeiras placas solares nos telhados do bar, restaurante e pousada Estrelas da Babilônia e no Babilônia Rio Hostel, empresas locais. Atualmente, a RevoluSolar já recebe o interesse e apoio da Organização de Cooperativas do Brasil (OCB), Viva Rio, o Frente para uma nova Política Energéticas do Brasil, Favela Orgânica e da Fundação Heinrich Boell, que apostam na transformação energética do local.

Com um número crescente de famílias interessadas em tornarem-se produtoras de energia, a RevoluSolar pretende ser a primeira cooperativa de produção de energia renovável no Brasil.

Objetivos

Inaugurar um processo de formação e educação da população local sobre os benefícios sociais, econômicos e ambientais do uso da energia solar. Com a instalação dos painéis de energia fotovoltaica, pretende-se gerar independência energética, abrindo o caminho para uma transição democrática e sustentável no Morro da Babilônia.

Público-alvo

Associações de moradores, cooperativas, poder público, empreendedores e interessados em geral em alternativas energéticas

Resultados

Em janeiro de 2016, foram inauguradas as duas primeiras instalações solares fotovoltaicas no Mirante da Babilônia, no Leme, iniciando-se uma possível independência energética da favela da Babilônia. Cálculos iniciais da RevoluSolar estimam que o retorno sobre o investimento será alcançado no prazo de 6 anos, após os quais a luz gerada pelos painéis solares será gratuita por no mínimo 19 anos, dentro da estimativa de duração de 25 anos de uma instalação solar. A energia solar não apenas pretende resolver o problema das contas de luz, mas também tem capacitado e articulado as pessoas no processo de produção de energia, gerando emprego e renda baseado em um inovador processo de formação.

Imagens