Brechó Ecosolidário

Associação Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania

Parque da Cidade (Itaigara)

O Brechó EcoSolidário é um grande encontro autogestionado onde os participantes têm a possibilidade de praticar o consumo sustentável e consciente trocando seus objetos usados por objetos usados de outras pessoas através da moeda social “grão”. Acontece anualmente em conjunto com um mercado de produtos oriundos de cooperativas e diversas atividades de caráter cultural (apresentações de música e dança), formativo (atividades de educação ambiental) e de saúde integral (aulas de yoga, biodança, massagem etc), promovendo assim o encontro direto de produtores e consumidores na construção de um modelo de consumo alternativo.

Contato

Endereço: Travessa São João, 53, 10º andar - Engenho Velho da Federação

Site: http://www.brecho-ecosolidario.blogspot.com.br https://www.facebook.com/brechoecosolidario/

E-mails: brechoecosol@gmail.com

Descrição

O Brechó EcoSolidário é a expressão brasileira do evento Dialogues en Humanité, que se realiza desde 2002 em Lyon, França. Atualmente, o “Diálogos”, como é chamado em português, já acontece também em cidades da Alemanha, Índia e Marrocos, inspirando pessoas e grupos a enfrentar os desafios econômicos, sociais, ambientais e espirituais de nossa época. A organização do Brechó demanda um trabalho articulação entre distintos atores que têm no evento anual um ponto culminante, mas que não se reduz a ele. Antes e durante são desenvolvidos processos de formação dos voluntários, estudantes e interessados em geral, incluindo os empreendimentos da economia solidária que compõem o mercado. Por isso, o evento e seu processo de organização estão pautados em ações de articulação e formação tanto para o preparo logístico quanto para a disseminação das práticas de consumo alternativo.

Objetivos

Conscientizar sobre os efeitos do consumo para as mudanças climáticas atuais e incentivar os participantes a pensarem em outras formas de consumir, mais saudáveis, com menos desperdício, priorizando produtos das cooperativas de economia solidária e o contato direto entre produtores e consumidores.

Público-alvo

Empreendedores da Economia Solidária, artistas, terapeutas holísticos e pessoas engajadas em práticas alternativas de consumo

Resultados

No ano de 2014, o Brechó movimentou aproximadamente quatro mil pessoas, entre voluntários, artistas e visitantes. Cerca de 40 empreendimentos foram beneficiados pelo evento com a venda dos produtos diretamente aos consumidores. Foram disponibilizadas também tendas de trocas de roupas femininas, masculinas e infantis, além de trocas de livros e brinquedos.