Bolo dos Oliveiras – Padaria Comunitária Solar

Associação Comunitária Rural de Várzea Comprida dos Oliveiras

Várzea Comprida dos Oliveiras

Em uma comunidade no interior da Paraíba, mais de 20 mulheres se juntam para gerar renda e emprego e criam uma padaria comunitária sustentável com a utilização da energia solar, biodigestor e reuso da água.

Contato

Telefones: (83) 99928-8078 /

Site: http://www.iacoc.org.br/associacao-comunitaria-dos-agropecuaristas-da-varzea-comprida-dos-oliveiras/

E-mails: oliveirasolange2013@gmail.com

Descrição

Herança de família, as receitas dos bolos passaram de mãe para filha. Confeccionados em casa, as mulheres vendiam os bolos na feira para sustento da família. Com a visita da vigilância sanitária, a produção nos fornos de casa teve que acabar, pois os requisitos de higiene não estavam sendo atendidos. Foi então que as mulheres decidiram criar a Associação Comunitária Rural de Várzea Comprida dos Oliveiras e, com a ajuda de especialistas da Universidade Federal de Campina Grande, iniciaram a estruturação da padaria, buscando a aquisição dos equipamentos necessários, assim como um local adequado para a produção. Também receberam a ajuda de pessoas do curso de agronomia da UFCG, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Sebrae. Mas ainda faltava baratear o processo de produção. Em uma área de grande incidência solar e com a ajuda do Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA), implementam então um projeto de adoção da tecnologia fotovoltaica on-grid que passa a suprir energeticamente a padaria. Hoje, funcionam 100% com energia solar, além de trabalharem com o reuso da água e estarem prestes a instalar um biodigestor para transformar o resto de comida e fezes de animais em gás natural.

Objetivos

Gerar renda para as mulheres e suas famílias a partir de uma economia sustentável.

Público-alvo

Mulheres e famílias rurais

Resultados

A padaria permitiu a ampliação da renda das famílias da comunidade de trabalhadores rurais e seus familiares da Associação Várzea Comprida dos Oliveiras. Hoje, a padaria funciona quase totalmente sustentável, com a utilização da energia 100% solar. A produção continua crescendo, agora com a fabricação de pães e com mais de 300 quilos de bolos todas as semanas, vendidos na comunidade e também para as escolas da rede municipal. A Associação integra o Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA), que vem se firmando a cada projeto realizado. A realização desse projeto fomentou ainda uma melhor organização da Associação, que passou a contar com uma secretaria, uma coordenação jurídica e uma coordenação de comunicação social.